quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A Revolução dos bichos

Bom dia!

Ontem acabei não postando, pois vim trabalhar só a tarde(lembra do sono do post anterior? me livrei dele :P) e os posts, quando saem, saem pela manhã .

     Ontem foi uma tarde excepcional. Não que maravilhas tenham acontecido.Nem desgraças(pelo menos). Almocei num restaurante perto da minha casa que fica num prédio que tem um sebo no andar de baixo. Há tempos eu já tava procurando o livro 1984, do George Orwell, mas tá difícil de encontrar usado, acho que vou ter que comprar (ou ganhar (muwahahaha)) de  uma livraria.
     Daí fui lá no sebo procurar e a mulher me disse pra procurar no "G", porque ela não tinha os livros cadastrados (tampouco em ordem alfabética, dentro da prateleira de cada letra). Beleza, fui lá no G e não achei o 1984, mas achei A Revolução dos bichos, do mesmo autor. Paguei 5 pila, peguei o livro e vim trabalhar.
    O trabalho estava pouco na escola, uma vez que haviam muitas turmas dispensadas. Comecei a ler às 14:30. Às 17:00 tinha terminado.
    O livro é muito foda.

    Trata de uma fazenda onde os animais estão insatisfeitos com os maus tratos de seu patrão, Jones.
:Um velho porco(o suíno) que está prestes a morrer relembra de uma antiga canção de sua época de leitão. Animais da Inglaterra . É uma música de revolução, que expressa a necessidade que os bichos tinham de conseguir sua liberdade, de livrar-se das escravidão ao seu dono.
    Todos os animais ficam excitados com o hino e ideias revolucionarias começam a ferver em sua mente.
    A revolução estoura e, com ela, Jones é expulso da fazenda. Todos os animais ficam muito felizes com sua "nova terra, só deles" e constituem 7 mandamentos do reino dos animais. Estes envolvem não usar roupas, não beber, não fumar, não matar outros animais,todos os animais são iguais, et cetera.
    Os porcos aprendem a ler, com uns livros encontrados na casa e escrevem os mandamentos na Granja.
    Os animais começam a trabalhar para si próprios, o que lhes dá muito menos labor e muito mais comida.
        Eis que surge um ideia de um dos porcos, Bola-de-Neve, de construir um moinho de vento. Com ele gerariam eletricidade e poderiam diminuir sua jornada de trabalho em 3 dias por semana. Napoleão, o outro "líder" é contra. Sempre é contra tudo que Bola-de-Neve propõe.
      Nascem uns filhotinhos de cachorro, os quais Napoleão toma amigavelmente para si, dizendo que iria educá-los.
      Meses depois, quando Bola-de-Neve expõe aos animais a ideia do moinho, todos aceitam imediatamente.
     Então acontece o que ninguem esperava. Napoleão aparece com nove cachorros já grandes e expulsa Bola-de-Neve da fazenda.
    A partir daí começa um regime totalitarista do Napoleão.
    Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros.

Não vou contar mais, senão estrago a graça do livro pra quem ainda vai ler. Me peçam emprestado :P

É muito parecido com o que acontece na sociedade humana. De fato, o livro é uma alegoria que mostra como os mais fracos ascendem e tornam-se opressores dos que, antes, eram seus iguais.

Muito foda esse livro, recomendo :D

Um comentário:

  1. Bom dia!

    Isso mesmo, vai ganhar! Já te disse que eu vou comprar, se tu comprar, vai ficar com dois! ¬¬
    Hahaha ;)

    O livro deve ser bom mesmo, depois que eu ler os 80 livros que eu imaginariamente coloquei em uma lista de prioritários, me empresta? Acho que é mais ou menos assim: eu vejo um livro, quero ler ele, mas não tenho, ai eu penso que ele vai ser o próximo, e ninguém se mete sabe? Hauheauhe. Maluca!

    Que bom que te livrasse do sono! Eu durmo tarde, acordo tarde, mas mesmo assim tô com sono ainda! E minha banca é essa sexta, então, provavelmente o nervoso não vai me deixar dormir quinta a noite!! Ai vou estar com mais sono ainda! Hauheh!

    Boa dia, e bom café ;)
    Beijos

    ResponderExcluir