quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Sobre o mankind

Bom dia =)

Hoje (ao som de Lamb of God - Reclamation) postarei sobre um assunto bem polêmico, o qual muitas pessoas consideram questão de opinião, outras don'g give a fuck, outras acham um sacrilégio só pensar em discutir. Una estes aos filósofos em suas inúmeras vertentes(principalmente a existencialista) e fodeu, o caldo tá pronto.
Mas perae, se tudo que fosse polêmico se resolvesse dizendo que é questão de opinião de cada um, tinha tudo ido pro caralho já (está indo, petróleo é bom pra quem produz e ruim pra quem mora nos litorais).

Qual o propósito de nossas vidas?
Essa pergunta parece batida e irretorquível, mas vamos parar pra pensar:
Nascemos, somos alimentados, educados (às vezes), e incitados a criar uma opinião crítica do mundo à nossa volta (esse mais às vezes ainda, mas mesmo que não sejamos incitados, criamos espontâneamente ao menos um mínimo censo crítico de nossa realidade).
Daí temos um adulto. Ele trabalha, muitas vezes para afortunar um terceiro(mas isso não vem ao caso, uma vez que o terceiro vai pro caralho tambem.). Ele se reproduz. Ele envelhece. Ele morre.
Cadê a conclusão moral disso tudo?
Se fosse perpetuar a espécie humana, eu ficaria decepcionado com a insignigância de nossa existência.
Se fosse ser feliz do jeito que desse, eu ficaria igualmente decepcionado com nossa falta de importância
Se fosse dominar o mundo, eu ficaria igualmente insatisfeito, pois ninguem (ainda) vive pra sempre.
E os ditos que "vivem pra sempre" em ideais e lembraças são uns fodidos como eu e você que, eventualmente, serão esquecidos
Se fosse um plano de Deus, eu também não ia gostar de ser formiga no aquário de uma criança que não sabe o que fazer e se esconde debaixo da mesa pra omitir-se de culpa.

Há tempos eu penso que realmente somos simplesmente um acidente. Aconteceu de uma pedra gigante reunir as condições necessárias pra espécie humana desenvolver-se.

(/momento viagem)
Já pensou se tudo que conhecemos, nosso planeta, galáxia, universo for tipo uma parte minúscula de alguma outra coisa? Parando pra pensar, uma célula nossa é um mundo inteiro pra um microorganismo qualquer.
(/momento viagem off)

No fim das contas é uma questão de opinião (Como assim porra? Não foi tu mesmo que disse que não dá pra deixar assim?)
Mas não só de opinião. Envolve crença, Envolve a maneira como cada um interpreta sua importância no mundo. Os hippies achavam que paz e amor era o que importava. Hitler queria a purificação (que ele achava certa) do ser humano. Dizem que Jesus era um cara que queria ser lembrado pra sempre.

Conseguiu.

2 comentários:

  1. Me fizesse lembrar de um aforismo de Nietzsche (e de como eu gosto dele!) "Os mestres da finalidade da existência", que infelizmente não dá pra reproduzir aqui porque tem 3 páginas... mas fica como leitura recomendada :)
    Gaia Ciência, aforismo 1:
    "... O homem tornou-se gradualmente um animal fantástico, que mais que qualquer outro tem de preencher uma condição existencial: ele TEM de acreditar saber, de quando em quando, POR QUE existe, sua espécie não pode florescer sem uma periódica confiança na vida! sem fé na RAZÃO DA VIDA!e sempre de novo, de quando em quando, a estirpe humana decretará: existe algo de que não se pode rir em absoluto!..."

    Visara, a pavorosa!

    ResponderExcluir
  2. Porcaria! Acordei (ironia. quem me dera ter dormido) mais cedo pra ler teu post e não tinha luz! Mas fique sabendo que se não fosse esse incidente, eu seria a first! ^^
    Esse não será meu melhor comentário aqui, nem de perto. Esse assunto me faz pensar, e não consigo chegar a nenhuma conclusão plausível (no sentido aceitável da palavra).
    Tenho consciência, e essa adquirida de uns tempos pra cá, que somos um tanto quanto insignificantes perto do universo. A real importância que nós temos é a que nós mesmos nos damos. E pra mim é o suficiente.
    Principalmente porque me importo mais com a importância que eu dou aos outros, do que a que eu tenho para eles. O que eu quero dizer é que me importo mais com quem é importante pra mim, do que me importo em ser importante.
    Que confusão!! ;)

    Sobre teu momento viagem, do qual eu compartilho muitas vezes: eu já pensei sim. Eu acredito que existe muito mais do que nós possamos imaginar lá fora. Acredito mesmo!

    "Dizem que Jesus era um cara que queria ser lembrado pra sempre.

    Conseguiu."

    Beijos!

    ResponderExcluir