sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Continuando

Bom dia!

Hoje, num post feito mais tarde do que o de costume, acho que vou continuar falando sobre religiões e suas falcatruas e lados positivos (sim, eles existem!).


"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!" - George Carlin

Só pra deixar claro: esse é um texto humorístico, George Carlin foi um humorista que morreu em 2008 (ou 2009, não lembro).


Hoje, aqui na escola onde trabalho, aconteceu mais um incidente que me chamou a atenção. Os pais de um aluno foram chamados para esclarecimentos. O aluno tinha gritado com a professora, parece.
Daí, antes do começo das aulas, estavam reunidos os pais, a professora, o aluno e um diretor para conversar sobre o acontecido. O que eles conversaram não vem ao caso, o que eu ouvi o pai falando pro filho depois que é curioso.

Depois que a professora e o diretor sairam ouvi o pai dizendo pro filho algo assim: "Com esse tipo de atitude, como você vai se apresentar ao Pai?","Pessoas que se comportam assim tem só um destino: queimar"

Eu ouvi e vim pra minha sala pensando no ocorrido. Porra, um pai dizer pro filho que ele vai queimar é foda. O moleque deve ter uns 12 anos, se não endireitar agora, não endireita mais.
Aí que tá a questão. Tem gente que acha que a frase do Carlin se aplica perfeitamente à realidade e, na minha opinião, acho que a bíblia não queria que a mensagem fosse essa.
É sabido por todos que a bíblia fala metaforicamente o tempo todo. Inferno não é um lugar cheio de fogo onde os diabos não deixarão tuas pregas inteiras. Era pra ser um estado de lamentação pelas injustiças feitas em vida.
Lógico que não posso falar muito sobre a bíblia, uma vez que eu nem a li. Vi em algum lugar que o melhor jeito de se formar um ateu é mandar alguém ler uma bíblia. lol
Mas se eu estiver certo, as religiões Cristãs em geral aproveitam-se dessa interpretação literal da bíblia para dominar os fiéis pelo medo. Medo dos pecados. Medo do Diabo.
Outra coisa me vem na mente quando vejo esse tipo de situação. O pobre do pai desse aluno, uma pessoa humilde, no fim das contas estava tendo a atitude correta de repreender o baderneiro, mas a motivação estava errada.
Devia repreender e educar o filho porque é o certo a se fazer, não por temer que o rebento venha a ficar sem pregas.

Podem pensar que, no fim das contas, a Igreja ajudou esse homem a educar o filho.E, na verdade, ao fim da situação, ajudou.
Mas esse papinho de fim da situação, meio, não lembra alguma coisa Maquiavélica?
Os fins, na minha opinião (e na de MUITA gente), não justificam os meios.

Ou vamos matar todo mundo que usa petróleo para acabar com o aquecimento global?

beijunda :D

2 comentários:

  1. "O cristão comum, - se o cristianismo tivesse razão em suas teses acerca de um Deus vingador, da pecaminosidade universal, da predestinação e do perigo de uma danação eterna, seria um indício de imbecilidade e falta de caráter NÂO se tornar padre, apóstolo ou eremita e trabalhar, com temor e tremor, unicamente pela própria salvação; pois seria absurdo perder assim o benefício eterno, em troca da comodidade temporal. Supondo que se creia realmente nessas coisas, o cristão comum é uma figura deplorável, um ser que não sabe contar até 3, e que, justamente por sua incapacidade mental, não mereceria ser punido tão duramente quanto promete o cristianismo."
    Nietzsche, 106 - Humano, demasiado Humano.

    Abraço,
    Visara, a pavorosa!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!!
    Meodeos, acho que eu tô um pouco atrasada pra comentar, mas é que eu tava ocupada esse final de semana! ;)

    É bem verdade, religião tem esse lado positivo. Ela faz as pessoas serem (leia-se tentarem ser) melhores, mesmo que seja apenas por medo de castigos!
    E essa citação que tu colocou aqui é exatamente o que se passava pela minha cabeça quando eu era pequena. Tudo isso não foi colocado de propósito pra mim, mas me foi passado porque, principalmente minha mãe, acredita nisso! E se os pais acreditam, você, geralmente, quando pequeno acredita também. Um pouco por não ter escolha né?

    Mas confesso que o que esse pai falou pro filho me deixou de boca aberta. O maior medo que isso deve causar é que, se ou quando ele descobrir que não é bem assim, o que será que ele vai se sentir livre pra fazer?? Ou será que mesmo educado com essa motivação, como tu mesmo disse, ele vai continuar sendo responsável, bom, educado, ou tantas outras qualidades\virtudes depois que descobrir que não vai arder no inferno?
    Se bem que, muitas vezes as pessoas se cegam, e nem chegam a descobrir nada.
    Mas eu acho que é tudo preguiça de pensar, sabe? Porque, pra mim, isso não faz mais sentido.
    E fique sabendo que não é culpa nem influência de ninguém. Eu simplesmente parei pra analisar os fatos! ;)

    Exatamente. Os fins não justificam os meios. As coisas não podem ser feitas a qualquer ou todo custo.
    Mas acho que se a gente matasse só aqueles exploradores de petróleo (leia-se pessoas), já seria um bom começo. (Eles não vão arder no inferno, mas o mundo vai ser um lugar melhor!)

    Beijos!!

    ResponderExcluir