quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Bom dia!


Depois de um (longo) intervalo com os posts, cá estou novamente (só por dois dias, pois já é quinta) para mais um post nessa bosta aqui :)

Hoje vou postar um texto que fiz para uma colega de trabalho que está fazendo um tcc sobre a informatização da educação no Brasil.

Segue o Texto






A cultura do control+c

Estamos na era da comunicação, da informação, da tecnologia. Hoje em dia nossos alunos não são os mesmos. Estão conectados, ligados à tecnologia, utilizando a internet como um inovador meio de pesquisa e estudo. Será?
De fato, estamos na era digital, onde quem não está a par das inovações tecnológicas simplesmente fica para trás na selva do mercado de trabalho. As novas tecnologias transformam e facilitam o processo de grande parte das profissões. Ou você nunca viu,por exemplo, um distribuidor de bebidas com um computador de mão que controlam entregas e estoques, preços e quantidades?
Se temos tamanha inovação na esfera do trabalho, imagine a educação! Um mundo inteiro de informação e possibilidades. A internet é simplesmente a mais poderosa ferramenta de troca de informações já criada. A educação só tem a ganhar com tal advento, uma vez que, por conceito, a educação envolve troca de informações o tempo todo.
Infelizmente nem tudo é um mar de rosas. Nossos alunos de escolas públicas não são instruídos de modo adequado, uma vez que o hábito do “control+c, control+v” é praticamente unânime. O ato de plagiar textos de outros autores sem seu consentimento é crime (assim como carregar dinheiro para o exterior dentro da cueca). Mesmo assim, nossos alunos estão fadados a plagiar, pois, no fim das contas, não sabem fazer outra coisa.
Muitos são os fatores contribuem para que nosso aluno não pense na hora de usar a internet: a falta de prática e exclusão digital (que se dá em dois níveis: a falta de oportunidades de usar a tecnologia e o uso alienado da rede), a falta de preparo dos professores, que muitas vezes também são excluídos digitais, e interesse dos mesmos que às vezes sequer se dão o trabalho de verificar se o trabalho entregue é plágio da primeira página que aparece no google.
É lógico que não precisamos que nossos alunos escrevam à mão os trabalhos escolares, isto seria um retrocesso. Apesar de ser fato que quando escreviam, eles, pelo menos, liam o conteúdo de seu material de pesquisa.
A solução é uma preparação e acompanhamento efetivo dos professores para que possam assessorar seus alunos de maneira adequada, para que estes possam usufruir de um mundo de informação e conhecimento que está trancafiado nas caixinhas cinza (por vezes pretas) que cada vez mais se tornam parte fundamental de nossas vidas.
             E no fim das contas, como toda reclamação social do Brasil, vamos acabar achando como culpado nosso governo irresponsável e corrupto, que gosta de uma população ignorante e fácil de manobrar. Governo, este, que dificilmente vai preparar seu profissional da educação e remunerá-lo de acordo com a importância do trabalho que tem.         

Até amanhã :D

Um comentário:

  1. Bom dia!
    Bom, tô atrasada, como sempre! ^^

    Eu já conhecia esse texto, ganhei uma cópia dele, lembra?
    Concordo, e adorei! Acho que o TCC vai ficar muito bom, se seguir a linha do teu texto!
    Dessa vez, acho que falasse tudo, porque se eu for adicionar alguma coisa, vai ser bem pouca.
    Ainda mais agora, que tais vendo todo esse lado da educação muito mais de perto, né?!

    Tenho que ir, acho que o atraso está me chamando!
    Haha ^^

    Beijos, e até amanhã!

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